sábado, 6 de junho de 2009

Brasil conta com 1 milhão de doadores de medula

País chegou à marca de um milhão de doadores voluntários de medula óssea.

Um trabalho em rede, coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), levou o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) a se tornar o terceiro maior banco de dados do gênero do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Alemanha. O Brasil chegou à marca de um milhão de doadores voluntários de medula óssea.
As doações começaram a crescer em 2004, quando havia apenas 60.000 doadores no país. Naquele ano, um projeto em nível nacional foi lançado com o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre a doação de medula óssea.
O trabalho foi resultado de uma parceria da INCA (que é responsável pelo gerenciamento do REDOME) e de hemocentros, laboratórios de imunogenética, ONGs, instituições públicas e privadas e sociedade em geral.
A meta prevista no Programa Mais Saúde, do Ministério da Saúde, era chegar a 920.000 doadores até 2011. Este número foi ultrapassado em novembro de 2008, quando o REDOME chegou a 940.000 doadores. Desde então, nos últimos cinco meses, foram realizados mais de 130.000 cadastros, levando o Registro a contabilizar 1.070.000 doadores em abril de 2009.
Além do crescimento do REDOME, toda a área de transplante de medula óssea no Brasil vem se desenvolvendo.
Fonte:
INCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário